DISPOSIÇÃO GERAL DA IGREJA

Ao falarmos de Eucaristia Dominical, imediatamente associamos este acto à assembleia reunida em Igreja. A assembleia é, antes de mais, um grupo de fiéis reunidos em nome de Cristo e que, directa ou indirectamente, estão comprometidos na dinâmica da vida cristã. Por isso, é necessário que haja na Igreja condições necessárias para que as pessoas possam ajoelhar-se, estar de pé, ver e ouvir o sacerdote... E o sacerdote deverá ter também condições para presidir, ler e rezar (o que acontece nos dois casos). A igreja possui uma estrutura com duas partes bem definidas: o presbitério e a nave.

 

O PRESBITÉRIO é o local onde estão os ministros litúrgicos necessários à celebração (acólitos, etc.). O seu nome vem de presbítero (Padre) o que nos indica que é neste local que o sacerdote se encontra juntamente com os ministros litúrgicos. Para alcançar o presbitério sobem-se algumas escadas, ficando este, assim, num plano superior fazendo com que toda a assembleia possa ver todos os actos lá realizados. No meio do presbitério está o altar, centro de toda a celebração litúrgica. É neste que se recorda a última ceia de Jesus e é o local onde o pão e o vinho se tornam corpo e sangue de Cristo. Perto do altar encontra-se um grande crucifixo. Nas imediações encontram-se duas credências, que servem para nelas se colocarem os objectos necessários para a Eucaristia, podendo-se fazer aí a purificação dos vasos sagrados. A cadeira presidencial deve significar o serviço daquele que é a imagem de Cristo entre os seus. Ao lado da cadeira, estão as cadeiras dos acólitos. “A cadeira do sacerdote celebrante deve significar a sua função de presidente da assembleia e guia da oração” in Missal Romano. O ambão situa-se normalmente à entrada do presbitério do lado esquerdo da assembleia: daí são proclamadas as leituras (Palavra de Deus), o salmo responsorial, a homilia e a Oração Universal. Durante o tempo pascal, o círio permanece aceso no presbitério, ao lado do ambão.

 

O CORPO DA IGREJA (NAVE) É a parte mais ampla da igreja. Chama-se também o lugar dos fiéis porque é aí que estes estão durante a eucaristia e também devido à sua forma. É aqui que se encontram os bancos onde a Assembleia se poderá sentar/ajoelhar e o coro que anima as celebrações. Ainda na Nave encontra-se também o baptistério (pia baptismal) frente ao ambão que simboliza a entrada do cristão na caminhada de fé.

            O Sacrário (3) é o local onde se guarda o Santíssimo Sacramento para posterior distribuição aos fiéis ou Adoração. A Sacristia (7) é o local onde estão guardados os diversos acessórios de culto bem como as vestes do sacerdote. Também é lá que se organiza toda a celebração.

 

Segue-se o esquema geral do interior da nossa Paróquia: